17/04/2014

Alguns breves comentários sobre a Coleção Zé do Caixão lançada recentemente.







Quando José Mojica Marins, um dos maiores Gênios da História do Horror Cinematográfico Mundial, comemorou com sua legião de fãs, os 50 anos de sua Criatura iconográfica: Zé Do Caixão aka Coffin joe, muitas gratas surpresas estavam para surgir. Uma Mostra com pelo menos 10 filmes remasterizados foi exibida pelo Canal Brasil. Entre muitas homenagens, uma singela caixa de DVDs no formato de um Caixão foi lançada, com nove filmes, que NÃO  inclui: EXORCISMO NEGRO, filme que eu particularmente adoro...



Os Extras tem como destaque A Cartola do Zé, de onde saem gratas surpresas, como a abertura do saudoso Cine Trash, e uma visita ao Arquivo Nacional onde foi encontrada e restaurada uma cópia considerada perdida de: O RITUAL DOS SÁDICOS. Aliás a cópia desse filme está com qualidade superior de restauro do que a da cópia  exibida no  Canal Brasil.. Achei a cópia de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, muito clara, mas não tira a grandeza desse grande momento da carreira de Mojica. Claro que o Mestre merecia uma Edição em Blu Ray, com um acabamento melhor, mas de um modo  geral, essa Coleção vale a pena e para colecionadores apaixonados como eu, é um fabuloso presente. Boas vinhetas, mergulhadas no espírito José Mojica de set...
















4 comentários:

neomautusiano disse...

Eu achei a seleção da nova caixa bem fraquinha, colocaram o demonios e maravilhas em um dvd sendo que ele ja tinha saido como extras e acrescentaram os fraquinhos inferno carnal e estranha hospedaria dos prazeres.
Talvez o exorcismo negro seja mais um filme do massaini que do mojica então por isso o mojica teria que pagar caro para lança-lo.
Eu acho que deveria ter o Perversão, o filme deve ser um dos piores do Mojica, mas é o unico filme dele que eu ainda não vi, perdi a chance de ver quando passou na bandeirantes e depois na cinemateca, bem que ele podia lançar em dvd, eu não quero asistir aquela versão legendada em ingl~es que saiu nos Estados Unidos.

Anônimo disse...

Confesso que desconheço a obra do Mojica,é meu pecado cinéfilo.Vou tentar corrigir esse erro,vendo toda a sua filmografia.Mas só por curiosidade,além de O Exorcismo Negro que você citou,quais os outros filmes dele que você gosta e quais você acha que ele derrapou ou é perda de tempo?

neomautusiano disse...

Vou falar dos que já vi, assisti quase todos que passaram na Bandeirantes em 1996, depois alguns em VHS e depois várias na mostra que teve no CCBB.

1958 - A Sina do Aventureiro - Faroeste simplesinho, mas eficiente, estilo cinema clássico de Hollywood, gostei bem mais do que achei que ia gostar, saiu em DVD em uma edição com pouca tiragem, recomendo.
1962 - Meu Destino em Tuas Mãos - Filme horroroso feito para crianças, tem umas três cenas interessantes que tem como extras no dvd do A meia noite levarei sua alma.
1963 - À Meia-Noite Levarei Sua Alma - Pequeno clássico, fotografia maravilhosa.
1966 - Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver - Quase tão bom quanto o primeiro.
1967 - O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Muito bom, três episodios, o terceiro bem forte.
1968 - Trilogia do Terror - Três episodios, o do Person e do Mojica interessantes, lembro que não gostei muito do episodio do Candeias.
1969 - O Despertar da Besta - Interessante exercicio metalinguistico. Para alguns uma obra prima.
1971 - Finis Hominis - Interessante tentativa do Mojica que mudar um pouco, troca a violência dos filmes anteriores por mais sexo e nudez, nada contra, muito pelo contrario.
1972 - Dgajão Mata para Vingar - Faroeste bem interessante, se o Sina do Aventureiro era inspirado no cinema clássico de Hollywood, esse já tem mais cara de faroeste italiano, gostei bastante quando vi.
1972 - Quando os Deuses Adormecem - Continuação do Finis Homines, bom filme.
1972 - Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro - Péssimo.
1974 - A Virgem e o Machão - Péssimo, Mojica fazendo pornochanchada não funciona.
1974 - Exorcismo Negro - Bem interessante.
1976 - Como Consolar Viúvas - Mesma coisa do Virgem e o machão, apesar de ter algumas cenas de terror fortes interessntes.
1976 - Inferno Carnal - Lei do Talião em versão cinematografica, não gostei muito não, mas no geral os fãs do Mojica gostam, é aquele tipo de filme que deveria durar 20 minutos e ´pe alongado poara uma hora e pouco para ser um longa.
1977 - Delírios de um Anormal - Chatissimo, cenas dos filmes anteriores do Mojica repetidas para dar um longa.
1977 - A Estranha Hospedaria dos Prazeres - Ruinzinho.
1978 - Mundo-Mercado do Sexo - Ruinzinho, mas acaba sendo interessante pela bizarrisse, como eu gosto de bizarrisses até recomendo esse.
1983 - Horas Fatais - Cabeças Cortadas (Horas Fatais) - na verdade esse é um filme do Francisco Cavalcanti que o Mojica ajudou ele a dirigir algumas cenas, o Cavalcanti faz uns filmes cheios de violencia e sexo e no geral eu gosto dos filmes dele, apesar dos problemas, esse aqui é um dos piorzinhos.
1994 - Demônios e Maravilhas - Documentario, não muito interessante.
2008 - Encarnação do Demônio - Sinceramente não gostei muito, ideias interessntes, mas perde um pouco aquelas caracteristicas legais dos anos 60 justamente por querer agradar as pessoas que gostam dos filmes de terror recentes, justamente as pessoas que nem foram assistir o filme.

É isso.

Obrigado.

Marcelo Carrard disse...

Cinco filmes desse Box são obrigatórios: A MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA, ESSA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER, O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO, O DESPERTAR DA BESTA aka O RITUAL DOS SÁDICOS e FINIS HOMINIS.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...