28/10/2012

NIGHT SCHOOL aka TERROR EYES: Revendo um Clássico dos anos 80 em sua versão SEM CORTES


Em pleno auge da sangrenta tsuname  slasher que dominava o Cinema de Horror nos EUA, um filme independente rodado em Boston chama nossa atenção por sua Direção precisa, sua atmosfera singular de suspense e seu explícito flerte com o Giallo. O filme: NIGHT SCHOOL aka TERROR EYES, 1981, de KEN HUGHES.  A figura do assassino na motocicleta, de couro preto, luvas e capacete, atacando mulheres de uma escola noturna nos remete direta e explicitamente ao clássico Giallo de MASSIMO DALLAMANO, de 1974: LA POLIZIA CHIEDE AIUTO aka WHAT HAVE THEY DONE TO YOUR DAUGHTERS. O filme tem no elenco: LEONARD MANN, que aparece em clássicos como O Pistoleiro Solitário de Ferdinando Baldi e Cut  and Run, de Ruggero Deodato e a belíssima RACHEL WARD, esbanjando sensualidade na famosa sequência do chuveiro e emprestando a sua personagem um charme europeu. A trama gira em torno de um assassino que arranca a cabeça de suas vítimas e as afunda nos lugares mais inusitados. As aulas de Antropologia do sedutor professor e suas alunas acabam por construir os muitos momentos de suspense onde o gore não aparece com  força gráfica mas agrada aos fãs de um bom Giallo com sua trama de reviravoltas e na surpreendente revelação da identidade do assassino.



NIGHT SCHOOL faz parte da famigerada lista britânica dos VIDEO NASTIES, até chegou a ser relançado anos depois no Reino Unido, mas Com Cortes. A composição das sequências dos assassinatos é bastante estilizada, com destaque para a sequência que começa com a jovem mergulhadora em um aquário e se desenvolve de maneira brilhante. A montagem do filme é precisa, narrativa, elegante, como seus enquadramentos e a maneira como   o Diretor consegue guiar o espectador pelos labirintos desse filme   que merece ser descoberto. Muitas pessoas viram esse filme na TV, COM CORTES, na Globo e no SBT, mas valea pena rever SEM CORTES e sem os famigerados intervalos comerciais. Angustiante como suspense é a sequência da cozinha onde sabemos, ou achamos que sabemos, onde está a cabeça de uma das vítimas. Ótima trilha sonora, belas atrizes, uma mórbida sensualidade. NIGHT SCHOOL é daqueles filmes de Serial Killer que não subestima a inteligência do espectador.

3 comentários:

Marcos S. disse...

Se não me engano, foi exibido na TV pelo título "Escola Noturna". Um ótimo slasher que caiu no esquecimento...infelizmente!

Marcelo Carrard disse...

Creio q esse era o titulo qdo passou na Globo.

Cristhiano de araujo disse...

Me lembrava vagamente de uma cena em que o serial killer motociclista deixava a cabeça de uma de suas vitimas em um caldeirão de sopa, demorei um tempo pra encontrar o nome do filme acho que finalmente achei Escola Noturna ou Olhos do Terror, pensava que era Italiano, mas vi que o americano é um remake de um filme deles, finalmente achei...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...