28/06/2012

GRIZZLY: O Clássico de William Girdler de 1976



Filmes sobre ataques de animais são um interessante subgênero do Horror Cinematográfico com clássicas obras-primas do calibre de OS PÁSSAROS e TUBARÃO, passando por PIRANHA, O ENXAME, FROGS, os filmes italianos que incluem TENTÁCULOS e inúmeras produções com tubarões e crocodilos entre muitos outros... até a Boca do Lixo paulistana produziu O INSETO DO AMOR cuja picada é fatal para quem não transar rapidamente, ainda tem a versão Pornochanchada de Tubarão de Spielberg: BACALHAU...
Juntamente com THE DAY OF THE ANIMALS, já resenhado nesse Blog, existe a sensacional produção norte-americana de 1976, dirigida por WILLIAM GIRDLER ( o mesmo Diretor da clássica versão blaxploitation de O Exorcista: ABBY), sobre um enorme urso pardo que adora carne humana e ataca campistas : GRIZZLY, uma cultuada e sangrenta produção lançada no rastro do milionário sucesso de TUBARÃO, aliás com um roteiro bem semelhante.


Sangrento e com momentos antológicos, GRIZZLY trabalha com uma estrutura muito semelhante ao clássico de Spielberg. O urso não aparece no início, boa parte do filme o que vemos é a câmera subjetiva se aproximando das vítimas que são brutalmente mutiladas num estilo meio slasher incluindo uma cena dentro de uma cabana no meio da floresta que parece uma antecipação de Sexta-Feira 13 e similares. A sequência do ataque do menino loirinho que brinca com o coelho é inusitada para uma produção dos EUA. O urso adestrado que aparece no filme é muito bem utilizado e um trunfo da produção. A sequência final da caçada é muito parecida com a de Tubarão e tem até um momento em que se conta uma assustadora história da floresta com elementos de horror sobre uma tribo devorada por um bando de Grizzlys com citações sobre canibalismo, que me remeteu a história sobre os soldados americanos mortos por tubarões na história narrada pelo   caçador no filme de Spielberg. O DVD Duplo da RARE FLIX é muito bom, com um grande volume de Extras no Disco 2 e ótima qualidade de imagem em um belo widescreen. Um filme raro de um tempo ingênuo quando íamos ao Cinema para ver esses filmes ingênuos e cheios de emoção. WILLIAM GIRDLER faleceu em 1978 e infelizmente perdemos um Diretor que poderia nos ter brindado com outros filmes tão ou mais sangrentos e geniais como GRIZZLY.

1 comentários:

Bússola do Terror disse...

Já vi esse filme há muitos anos e acho muito bom pro estilo que ele segue.
Tem partes inusitadas e surpreendentes, como o ataque do urso ao menino, que você mencionou.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...