31/05/2012

VIGILANTE: O genial thriller policial de William Lustig.


A série DESEJO DE MATAR, estrelada por Charles Bronson, é o mmelhor exemplo de uma saga sobre vingança onde o herói age fora da Lei devido ás injustiças do sistema. Os filmes com Clint Eastwood encarnando o policial DIRTY HARRY também tem grandes momentos dentro desse Gênero  desprezado por muitos críticos esnobes mas que tem uma filmografia vasta com títulos muito importantes mundo afora, dos franceses aos italianos, esses últimos muito bem representados por diretores do calibre de UMBERTO LENZI e ENZO CASTELLARI, passando pelos asiáticos geniais e clássicos. William Lustig, o homem que nos presenteou com o magnífico: MANIAC e a luxuosa distribuidora de DVDs e BLU RAYs: BLUE UNDERGROUN,  dirigiu em 1983 um filme fodaço de Ação e Violência cultuado até hoje: VIGILANTE.



Auxiliado por um roteiro preciso e uma trilha sonora antológica de: JAY CHATTAWAY, Lustig narra a angustiante busca de justiça de um policial que tem a mulher gravemente ferida e o filho morto por uma gangue de marginais violentos e muito, mas muito filhos da puta. Já na abertura Lustig usa de seus talentos na construção do suspense mostrando com singular exercício de estilo, um estupro em um prédio. A sequência do ataque da gangue  na casa do policial é brilhante, muito bem realizada e com uma carga de tensão e violência impressionantes. Após uma série de injustiças a vingança toma a forma de um eletrizante thriller com sequências sensacionais e de rara composição que remetem inclusive a um dos maiores estetas da violência no Cinema: SAM PECHIMPAH. Boas cenas de perseguição, uma ótima sequência em um quarto de hotel barato e um final explosivo são outros dos muitos ingredientes desse filmaço que vale a pena ser revisto e redescoberto. ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL !!!

2 comentários:

Marcio M disse...

Tenho este em DVD gringo - inclusive, lá fora até existe uma edição em Blu-ray. Um dos meus favoritos do William Lustig, junto do segundo "Maniac Cop". Mas, ao contrário daquele filme, "Vigilantes" se mantêm digno até o fim.

Marcelo Carrard disse...

Concordo plenamente com vc Marcio. Até gosto muito de O Exterminador e da série Desejo de Matar, mas Vugulante está muito acima destes como Cinema.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...