01/03/2012

XTRO: A inesquecível e sombria fábula de Horror e Ficção Científica de Harry Bromley Davenport


Depois do impacto do primeiro ALIEN de Ridley Scott, o sempre interessante Cinema de Horror britânico me surpreendeu  muito na época com o genial: XTRO. Era o início dos anos 80 e sem querer aluguei a fita VHS desse filme estranho e sombrio, com uma trama de abdução e retorno de um pai, casulos alienígenas, uma mulher “dando a luz” a um homem adulto, muito tempo antes de GOZU de Takashi Miike e a presença de um garoto na trama em uma espécie de subversão macabra de ET. Elementos da fábula povoam o filme   em uma mistura de violência estilizada e sexualidade mórbida.. A interessante trilha sonora é de autoria do próprio Diretor, nos moldes do que John Carpenter costuma fazer com maestria. Os casulos dos aliens são muito interessantes, lembram um pouco os do filme: CONTAMINATION de Luigi Cozzi lançado três anos antes, em 1980, que, assim como: ALIEN 2-SULLA TERRA foram feitos na esteira do sucesso do primeiro ALIEN de Ridley Scott. XTRO teve uma sequência muito interessante, com mais recursos e mais gore, mas o charme do primeiro filme, sua ambientação em um típico edifício londrino, com uma atmosfera muito bem construída pelo Diretor. O filme tem muitas cenas de sexo e nudez que ao lado da representação da violência contribuíram para os problemas do filme com a Censura da época que o colocou na famigerada lista dos Vídeo Nasties. Um clássico absoluto e obrigatório para ser visto e revisto. Grotesco, criativo e original. Um Filme B no melhor sentido do termo. Sombrio e claustrofóbico como poucos.

5 comentários:

Washington Yohan disse...

Caro, há links no blog para baixar os filmes?

Grato,



Washington

Bússola do Terror disse...

Ainda não vi esse filme, mas li o roteiro dele na Internet no outro dia.
Eu não sei o que o início dos anos 80 tem que os filmes de terror produzidos naquela época parece que são insuperáveis, né? Eles têm um clima que não dá pra ser igualado por nenhum filme de outra época.

Marcelo Carrard disse...

Duas décadas são fundamentais para o Cinema Fantástico: os anos 70 e os 80. Foram décadas onde o Cinema Extremo se instaurou de vez, onde a ousadia, a transgressão eram muito presentes e são filmes q até hoje influenciam diretores jovens como Alexandre Aja e Quentin Tarantino, sem esquecer dos asiáticos. Com o fechamento do Mega Upload os sites estão se reformulando e em breve vou colocar novos links de sites e blogs. Mas creio q pesquisando se acha esse XTRO e a parte 2 dele em Torrent.

Anônimo disse...

Valeu pela dica. Vou procurar esse filme. Admiro muito a ousadia e a "falta de noção" de certos filmes.

Letícia

Tony Sarkis disse...

Esse filme pode ser encontrado no excelente blog cinespacemonster.blogspot.com
Mais uma coisa esse filme é estranho e bizarro ao extremo mesmo, possui um roteiro muito louco me lembrou um pouco o filme Possessão do Zulawski!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...