18/01/2012

O TESOURO DAS AMAZONAS: Um sangrento filme de aventuras na selva do mexicano: René Cardona Jr.


Desculpem pelo longo tempo sem postar nada por aqui. Problemas sérios da vida real me impediram de escrever sobre filmes selvagens e encantadores como essa delícia mexicana de nosso querido: RENÉ CARDONA JR, lançado em 1985: O TESOURO DAS AMAZONAS. O filme segue a tradição dos filmes exploitation italianos dos anos 70 e 80 ambientados nas selvas tropicais como: CUT AND RUN aka INFERNO IN DIRETA de Ruggero Deodato e EATEN ALIVE de Umberto Lenzi. Os produtores juram que a história é baseada em fatos reais, e a gente finge que acr5edita. O filme tem toda aquela atmosfera das antigas matinés com programas duplos que eu via nos finados cinemas do Centro da cidade, com seu suave cheiro de mofo e suas cortinas de veludo pesado e vermelho, misturado ao clima dos antigos filmes em VHS que eu consumia aos montes na década de oitenta, em inesquecíveis tardes de sábado com os amigos em casa. Toda essa aura nostálgica está impressa nessa aventura selvagem de Cardona Jr. Um grupo de aventureiros se mistura aos nativos amazônicos a procura de um misterioso tesouro de diamantes. Muitas cenas bizarras permeiam todo o filme, como por exemplo a cena do nativo comendo uma espécie de tarântula e a incrível sequência do homem que tem a cabeça devorada por uma espécie de carangueijo, lembrando e muito a sequência do homem que tem o rosto destroçado por aranhas em THE BEYOND, de Lucio Fulci.


DONALD PLEASENCE é o grande nome do elenco, no papel de um Oficial Nazista que também está atrás dos diamantes. Todo tipo de animal selvagem amazônico aparece em cena, de tucanos e antas até cobras e muitos jacarés. Gargantas cortadas por caçadores de cabeças, i=índias seminuas, ataque de piranhas, lutas de mulheres, insetos e morcegos em ataques repentinos, tudo aparece em cena como elemento estrutural de um filme de aventuras com elementos exóticos que tanto fascinam espectadores europeus, asiáticos e norte-americanos. Tão divertido como: NUDO E SELVAGGIO  de Tarantini, o filme de Cardona consegue satisfazer satisfatóriamente os fãs desse subgênero repleto de clássicos, mas ainda pouco reverenciado como merece.Alguns elementos melodramáticos aparecem em cena acentuando sua origem mexicana. Um clássico exploitation raro e obrigatório para fãs e colecionadores. Absolutamente imperdível.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

rsrs
Curioso: assim que vi as imagens pensei que elas me lembravam A Montanha dos Canibais. Aí comecei a ler o texto e você diz ´´O filme segue a tradição dos filmes exploitation italianos dos anos 70 e 80``.
Bom, é a própria coisa, né?
Mas esse filme aqui eu deconhecia totalmente. Interessante!

Marcelo Carrard disse...

Também não conhecia essa pérola mexicana, os Cardoba são populares com seus filmes sobre tubarões e aventuras trágicas como CYCLONE e OS SOBREVIVENTES DOS ANDES.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...