09/11/2011

L’ASSASSINO HA RISERVATO NOVE POLTRONE: Um Giallo raríssimo de Giuseppe Bennati.


Existem filmes que eu ainda espero ansioso para conferir em cópias com boa qualidade de imagem e sem cortes. Como sempre costumo falar, um dia os filmes acabam nos encontrando, da maneira mais inesperada possível. Certa vez o Carlão Reichenbach comentou de maneira muito elogiosa a respeito de um Giallo de 1974, intitulado: L’Assassino há Riservato Nove POltrone. Os anos passaram, alguns arquivos desse filme surgiram na net mas eram ou falsos ou não estavam mais disponíveis. Eis que alguns dias atrás encontro um link de um colecionador espanhol que, assim como eu, é apaixonado por Cinema Italiano de Gênero. Entre seus muitos filmes, de uma lista meio desorganizada que mescla títulos em espanhol e outros originais em italiano, estava lá, o tal Giallo de Giuseppe Bennati sobre um grupo de atores que visita um antigo teatro durante a noite e fica trancafiado nesse belo e sombrio cenário juntamente com um cruel e misterioso assassino mascarado. Qualquer semelhança com o posterior e magnífico: AQUARIUS, de Michele Soavi, não é mera coincidência.

As influências mais explícitas de Bennati nesse Giallo são: Riccardo Freda e Mario Bava. Belas composições, nudez das atrizes, lesbianismo e algumas mortes violentas acentuam o teor exploitation do filme que ainda consegue inserir elementos góticos e sobrenaturais. Bela a imagem da mão do assassino com luvas negras sob o veludo vermelho das cortinas, que remete a muitos momentos de Dario Argento. Muito interessante o assassinato da mulher onde além de se insinuar uma mutilação genital, vemos a mão da vítima ser pregada na parede. Bom e expressivo elenco, atmosfera bem construída, fotografia acima da média fazem desse Giallo um Clássico obrigatório.

3 comentários:

Tony Sarkis disse...

Marcelo. fiquei curioso para vê-lo, em qual link posso encontrar essa película?
Desde já, obrigado!!!

Marcelo Carrard disse...

Estava em um Blog espanhol chamado Profondo Rosso. Depois coloco o endereço certo aqui se achar no meio da confusão...

Tony Sarkis disse...

Marcelo muito obrigado, eu já conhecia o site, já estava nos meus favoritos há um bom tempo e já estou baixando em 2 formatos de áudio diferentes!!!
Valeu!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...