27/10/2011

MAYA: Um Clássico perdido do Horror italiano dos anos 80.


Muitas produções italianas feitas para distribuição mundial pipocaram na década de 80. Muitas dessas produções estavam inseridas no mais puro Cinema Exploitation de baixo orçamento, muitas vezes já rodadas em inglês e com uma estética quase publicitária, com trilhas sonoras com forte acento Pop eletrônico. Desse conjunto de filmes se destacam Obras Primas como: DEMONS, LA CHIESA e PHENOMENA, só para citar três exemplos. Mas existem algumas pérolas esquecidas que merecem ser revistas ou descobertas, como o filme de 1989, dirigido por MARCELLO AVALLONE, filmado em locações na Venezuela, intitulado: MAYA.


O filme traz em sua abertura o veterano ator de filmes de Horror: WILLIAM BERGER, no papel do Dr Slivak, um arqueólogo que morre misteriosamente diante de uma pirâmide maya, de onde misteriosas forças começam a causar uma série de mortes violentas e bizarras. A sequência da morte do arqueólogo é bastante estilizada, encenada em uma noite de neblina, com excelente atmosfera. A filha do arqueólogo e um aventureiro americano tentam investigar as misteriosas mortes em meio a brigas de galo violentas e também estetizadas, bem ao estilo MTV que surgia com força naquela época, um interessante ritual de xamanismo onde um brujo faz um homem expelir vermes pela boca. A sequência da morte dos dois jovens turistas americanos no posto de gasolina é muito interessante e se junta a série de mortes presentes no filme em sequências muito bem elaboradas como a suspensão da mulher por anzóis afiados.


A sequência final é delirante e é seguida de um epílogo que sugere uma continuação que nunca foi produzida. Em alguns momentos remete ao clássico de Lucio Fulci: THE BEYOND. A sequência da banheira é inesperada e mesmo sem o necessário excesso de sangue, tem o seu charme. MAYA chegou a ser lançado em VHS no Brasil, ficando esquecido por um longo tempo. Obrigatória raridade para colecionadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...