10/09/2011

THE MEDUSA TOUCH: Um magnífico Thriller Sobrenatural estrelado por Richard Burton


Como é prazeroso poder assistir a um filme fantástico feito para adultos, com uma trama envolvente, que não subestima a inteligência dos espectadores. A co-produção entre Inglaterra e França: THE MEDUSA TOUCH, de 1978 é um belo exemplo desse tipo de filme cada vez mais raro de se ver no atual Cinema Comercial. Dirigido por JACK GOLD, o filme é uma adaptação do livro homônimo de Peter Van Greenaway, co-autor do roteiro. Tudo começa quando o escritor John Morler, interpretado por Richard Burton, é atacado em seu apartamento em Londres. Essa sequência de abertura é muito bem construída e se encerra com o close up de uma famosa reprodução    de um quadro onde o rosto expressionista da cabeça da mitológica Medusa nos encara ferozmente. Em seguida vemos o escritor misteriosamente voltando a vida, após os violentos golpes que elvou na cabeça de seu misterioso agressor. O Inspetor Brunel, interpretado por Lino Ventura, se encarrega de resolver o caso, iniciando sua investigação interrogando a psicanalista do escritor, interpretada por Lee Remick. Uma série de flash backs passam a contar a estranha vida de Morler, que desde criança acreditava ter o poder de causar tragédias, entre elas a morte dos pais, em uma seqüência sensacional encenada em um penhasco, um incêndio em sua escola e muitos outros incidentes macabros. Ao espectador resta acreditar ou não nos fatos, até o filme revelar fatos extremos que fazem do filme um excelente thriller sobrenatural com tensão crescente até o final perturbador.


Muito interessante o vídeo que o Inspetor assiste sobre Telecinese, o poder de mover objetos com a força da mente, que nos remete diretamente ao clássico Carrie, a estranha, de Brian De Palma. Grandes atuações, com destaque ao olhar diabólico da personagem de Burton, que assim como a mitológica Medusa, tinha nos olhos sua inevitável força mortal. A seqüência da Catedral Gótica na parte final surpreende, mesmo com poucos recursos o filme consegue imprimir o horror e a tragédia com eficiência. Fazia tempo que não via um filme tão interessante, tão criativo. Excelente atmosfera de suspense e uma ótima trilha sonora de Michael J Lewis. Belas e muito bem aproveitadas locações na Inglaterra. Absolutamente imperdível.

1 comentários:

Spektro 72 disse...

excelente filme! com o grande ator britânico Richard Burton ao qual sou fã, filme lançado em VHS pela extinta, alias !como todas as distribuidoras em VHS , Top Tape Home Video.Bom post !abraços de Spektro 72

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...