21/09/2011

I SAW THE DEVIL aka EU VI O DIABO:Um surpreendente thriller sul-coreano de Jee Woon Kim.



Quase não tenho tempo para postar no Blog como eu queria, além de não poder colaborar de maneira efetiva com outros sites. Os filmes tem se acumulado aqui em casa e nem sempre consigo ver tudo o que quero. Já faz tempo que muitos fãs e críticos que adoram Cinema Fantástico, tem incensado o novo filme do sul-coreano: JEE WOON KIM, o mesmo diretor do excelente: A TALE OF TWO SISTER, que no Brasil saiu em DVD como: MEDO e também teve um remake coxinha norte-americano. Gosto muito do estilo desse  diretor que também dirigiu o sensacional filme de gangsters: A BITTERSWEET LIFE, além de dramas e comédias. Em I SAW THE DEVIL ele recria dois subgêneros do Horror Cinematográfico: os filmes  de Serial Killers e o Thriller sangrento sobre vingança. Uma soberba direção de fotografia e uma trilha sonora idem, embalam esse filme sobre a vingança de um policial que perde a esposa grávida que foi brutalmente assassinada por um cruel Serial Killer. O filme tem mais de duas horas e tem um roteiro com várias rupturas e reviravoltas. Barroco, dramático e triste, I SAW THE DEVIL surpreende pelas constantes quebras da expectativa do espectador acostumado com tramas lineares desse tipo de filme, como a clássica série: DESEJO DE MATAR. Nosso obsessivo policial persegue o demoníaco assassino e tem muitos confrontos com ele, gerando seqüência de luta e violência excelentes. Nosso herói não acaba com o vilão no primeiro confronto, de propósito lhe deixa escapar e acompanha suas atrocidades. A seqüência dos assassinatos dentro de um carro  é simplesmente inacreditável, nunca vi nada igual.


Grandes atores em cena, suspense e tensão de grudar o espectador na cadeira e reviravoltas que podem desnortear alguns, mas que são muito bem vindas. O espectador anda muito condicionado a um tipo de roteiro raeo e maniqueíta, que é desconstruído por Woon Kim. No início parece que a violência será apenas insinuada, mas aos poucos ela aparece como elemento estrutural do filme. Bela e trágica a imagem da mulher ensacada vista do alto, belos planos gerais e uma edição precisa e criativa. Para minha surpresa esse filme concorre em várias categorias no SCREAM AWARDS 2011. Adoraria ver esse filme em uma telona de cinema, mas parece que por aqui somente em DVD. Lá fora já saiu uma elogiada edição em Blu Ray.  Desfecho perturbador em um filme de muitos pontos altos e extremamente tensos, onde a tortura, o estupro e a mutilação aparecem de maneira estilizada e e singular. Uma porrada !!! Com certeza I SAW THE DEVIL já está na minha lista dos Melhores Filmes de 2011. Absolutamente imperdível e obrigatório.



2 comentários:

Tony Sarkis disse...

Marcelo, esse filme é realmente incrível, é o tipo de película que não te da brechas para respirar, e tem um dos finais mais surpreendentes que eu já vi!!

Marcelo Carrard disse...

Realmente o roteiro desse filme é muito criativo e quebra a expectativa do espectador o tempo inteiro...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...