25/08/2011

ESTRATTO DAGLI ARCHIVI SEGRETI DELLA POLIZIA DI UNA CAPITALE EUROPEA aka TRAGIC CEREMONY: Um delirante Trhriller satânico de Riccardo Freda.


Ainda não conhecia esse filme de RICCARDO FREDA que possui um longo nome original em italiano. Em sua representação do satanismo como uma manifestação da nobreza européia, mesclada a presença de um grupo de hippies, o filme faz uma proposital recriação do macabro e trágico caso envolvendo o assassinato da atriz Sharon Tate pelos seguidores de Charles Manson. A trama é clássica. Os tais hippies, três caras e uma garota, são surpreendidos por uma tempestade e problemas em seu carro na estrada e acabam sendo muito bem recebidos na mansão de um nobre. A atmosfera de raios e trovões, candelabros e velas negras acesas, cortinas se movendo com o vento, escadarias, acabam compondo o universo da velha mansão onde será realizada uma Missa Negra.

As coisas não acabam muito bem na tal Missa Negra. A orgia de violência encenada com tiros, punhaladas e cabeças decaptadas e partidas ao meio remetem ao mais encenado Teatro Grand Guignol. Quando o filme parece ter chegado em um clímax prematuro, o que vemos e a agonia dos sobreviventes tentando escapar de uma força demoníaca, sutil, invisível, que foi despertada naquela noite de tempestade. O filme é menos datado do que se imagina e mostra o talento de Freda em dirigir filmes com conteúdo sobrenatural. A explicação final é longa mas surpreende. Bom elenco, boa atmosfera e momentos ainda surpreendentes, mesmo para uma produção de 1972. Bela canção italiana na abertura do filme que mostra os amigos velejando. Um Clássico pouco conhecido que merece uma chance de ser descoberto.

3 comentários:

Felipe M. Guerra disse...

Bem lembrado, faz uns dois anos que fiquei de escrever um artigo sobre esse filme para a Boca do Inferno e fui adiando. O massacre na Missa Negra é excelente, pena que a montagem repita essas cenas mais umas três vezes ao longo do filme depois! hehehe.

Marcelo Carrard disse...

Verdade FElipe, uma repetição desnecessária...

Amilcar Rodrigues disse...

Obrigado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...