15/05/2011

THE UNTOLD STORY: Um Clássico Brutal do Cinema Extremo Made in China...


Existem muitos filmes inspirados nas vidas aterradoras de serial killers da vida real. É mórbido o fascínio desses seres e seus legados de mortes cruéis, repletas de requintes sádicos e metódicos. Estamos mais acostumados com as produções norte americanas sobre essas criaturas, com uma produção vasta e com muitos sucessos de público e crítica. Mas quando o foco se volta para o oriente, as coisas se tornam ainda mais interessantes e podem resultar em obras extremas e perturbadoras como: THE UNTOLD STORY, 1993, dirigido pela dupla Danny Lee e  Herman Yau. A trama gira em torno do cotidiano de um hábil cozinheiro que corta, destrincha  e cozinha carnes, bolinhos com resultados suculentos. O problema é que a mesma habilidade que ele tem em cortar frangos e porcos em cubinhos, se estende aos seres humanos. A sequência longa e inacreditável do homem morto pelo cozinheiro rompe limites da representação da violência extrema no Cinema. O sujeito é desmembrado e moído e tem as vísceras cozidas, tudo mostrado detalhadamente.

O  magnífico ator que interpreta o assassino/cozinheiro, é de grande presença em cena, em uma atuação antológica. Não existe uma grande composição na fotografia, tudo possui uma perturbadora atmosfera realista. A perseguição da Polícia, a exploração da Mídia sobre os assassinatos, tudo aparece de maneira muito crítica. O filme vai nos conduzindo a uma sequência específica onde o assassino se depara com uma família, um casal com várias crianças. O que segue nessa sequência é uma incômoda e brutal ence3nação de um dos massacres mais absurdos e cruéis já registrados em um filme, uma Prova de Fogo até para os espectadores mais iniciados no Cinema Extremo. É interessante como os realizadores chineses trabalham com o Cinema extremo: A HISTÓRIA DE RICKY, DR LAMB, MAN BEHIND THE SUN... filmes absolutamente perturbadores que o tempo transformou em clássicos...

2 comentários:

Ricardo Leitão disse...

já perdi as contas de quantas vezes assisti esse filme. Anthony Wong é excelente ator, e Herman Yau fez uma verdadeira obra-prima do cinema extremo ao levar a história deste demente às telas!

M.Carrard disse...

É verdade. Aliás gostei muito da resenha desse filme no seu Blog, muito legal mesmo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...