14/04/2011

CORPO DEVASSO: O encontro de David Cardoso e Alfredo Sternheim em um filme surpreendente




A filmografia vasta de David Cardoso é um dos marcos da Boca do Lixo Paulistana. Como Ator, Diretor e Produtor ele deixou sua marca muito particular e versátil, trabalhando com gênios como Ozualdo Candeias, dirigindo o Mestre John Doo no clássico episódio do longa: AQUI TARADOS: O PASTELEIRO, sem esquecer do delírio Nunexploitation de seu episódio do longa: PORNÔ, ao lado de sua grande parceira cinematográfica: MATILDE MASTRANGI. Mas um de seus filmes tem um sabor muito especial, sendo uma síntese de sua Obra e de sua imagem como Símbolo Sexual que permeou os desejos mais inconfessos de homens e mulheres: CORPO DEVASSO, 1980, dirigido pelo querido ALFREDO STERNHEIM, também Crítico de Cinema e felizardo por ter entrevistado o Mestre italiano: VALERIO ZURLINI.

CORPO DEVASSO além de um título, é quase um adjetivo feito sob medida para David Cardoso. Em um reio de mulheres gostosas que viraram musas absolutas na fase de ouro da Boca do Lixo, o grande mito masculino desse período foi o próprio David. Narcisista, com um olhar safado que despe as mulheres, se tornou galã popular, uma figura atuante nos anos 70 e início dos 80, encerrando suas atividades como Diretor e Produtor quando surgiu a Pornografia na Boca do Lixo, que chegou a fazer usando pseudônimo. A trama de CORPO DEVASSO é uma ousadia para a época, uma coragem praticamente inédita no Cinema Brasileiro ao mostrar o trajeto de Beto, um jovem do interior, fugido de uma armadilha sexual que acaba se inserindo na sociedade de São Paulo, justamente através de seu corpo usado e abusado inicialmente por uma fotógrafa muito rica e seus amigos que adoram sexo grupal. Depois de ser usado e jogado fora por esse grupo acaba se tornando um Garoto de Programa, aconselhado por um colega de Pensão. As cenas de Beto se prostituindo com outros homens tem uma fotografia sensível e apurada de autoria do Mestre Clauidio Portioli. Ao conhecer um cliente no fliperama passa a ter um surpreendente relacionamento com ele, que parece ser harmonioso até conhecer uma jornalista  de esquerda que tempos depois o abandona. O filme segue com a trágica e sensual jornada de Beto   sempre usado e abusado até o final que sintetiza toda a sua jornada no filme. O interessante é que Sternheim buscou um efeito erótico eficuente e igual, tanto nas cenas em que Beto se relaciona com mulheres e homens.
Um filme pouco conhecido de David Cardoso, com toda a carga de culpas e marginalidade da época, parecendo até ingênuo para um olhar de hoje, mas que demonstra grande ousadia ao retratar temas polêmicos para uma época em que ainda existia Censura no Brasil. Imagino o impacto do filme na época, o choque para os machões que freqüentavam os cinemas do Centro para ver as gostosas peladas e no meio do filme aparecia o corpão de David Cardoso na cama com outro homem, bem fotografado em um sensual jogo de luzes e sombras, uma cena quente, nada de metáforas estéticas ou insinuações fora de quadro...Junto com a Quinta Dimensão do Sexo, Corpo Devasso é um dos únicos filmes sem uma representação caricata ao extremo da figura homossexual. Existe sim um cliente bastante afetado no filme, mas importante na mescla de humor e violência proposto no roteiro. Vale a pena uma conferida. Existe um filme da Boca chamado OS RAPAZES DA CALÇADA, sobre prostituição masculina, mas ainda não tive acesso a esse filme em uma cópia integral e com boa qualidade de imagem. Até onde eu sei, CORPO DEVASSO não está na Mostra David Cardoso no Canal Brasil e parece meio escondido pelo próprio Ator/Diretor... uma bobagem, pois merece uma restauração para fazer parte do acervo do Canal Brasil.


6 comentários:

Rogerio disse...

Esse cartaz do filme me leambra aquela capas de "revistas de sacanagem" que eu e meus amigos viamos nas banca quando eramos moleques. O jornaleiro olhava pra gente e dizia - ta olhando o que moleque, tu nao pode ler erra porra não.
Esse artigo me trouxe essa lembrança.
Valeu Carrard! Um abraço!

M.Carrard disse...

De nada. Adorava ver os cartazes e as fotos dos filmes expostos na frente dos cinemas de rua do Centro. Um prazer q infelizmente não existe mais...

Eduardo Motta disse...

Olá, Carrard...
Curiosamente, o ator Arlindo Barreto, um dos coadjuvantes desse filme, ficaria mais conhecido como o Bozo, no SBT. Ele, posteriormente, seria substituído pelo Luis Ricardo (acho que é esse o nome), após ter problemas com drogas. Ainda hoje, ele participa de eventos pelo Brasil, fantasiado de Bozo...
Enfim, apenas uma curiosidade...
Um grande abraço
e parabéns pelo blog. Eduardo (de Aracaju, SE)

Sra. Soft disse...

Adorei teu site, muito bom, parabéns pelas publicações.

buty roay disse...

More Hot & Sexy Pictures Of Bangladeshi Actress New Girls........

**Katrina Kaif Hot & Sexy Pussy Photos**
*
*
**Hot Boobs Photo of Katrina Kaif**
*
*
**Katrina Kaif Boobs hot Pics**
*
*
**Katrina Kaif Bikini hot Pics**
*
*
**Katrina Kaif Sexy Picture in Bikine**
*
*
**Katrina Kaif Hot Pussy Collection**
*
*
**Sexy Boobs of Hot Katrina Kaif**
*
*
**Naughty Picture of Katrina Kaif in Night Club**
*
*
**Nude Boobs of Katrina Kaif**
*
*
**Katrina Kaif Picture without Cloths**





































ADEMAR AMANCIO disse...

Gostaria de ter visto na tela grande.Os homossexuais afetados precisam também ser mostrados por ser uma realidade.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...