01/04/2011

ANNA – PARTICOLARE PIACERE QUELO: Uma história de Crime e Paixão de Giuliano Carnimeo.



Nossa, que filme emocionante esse do Giuliano Carnimeo: Anna Particolare Piacere Quelo, de 1973. Desse Diretor eu só havia visto o Giallo: THE CASE OF THE BLOODY IRIS, onde ele dirigiu a Deusa EDWIGE FENECH, que faz justamente o papel de Anna, nesse filme que é uma mistura de Drama, com Policial, Romance e Melodrama rasgado também. O filme é produzido pelo lendário Luciano Martino, que também é co-autor do roteiro. Anna é uma inocente Caixa de um Café que acaba se envolvendo com Guido, um marginal ligado à Máfia. Nasce entre eles uma paixão desenfreada e aos poucos Anna se envolve na vida criminal do amante se jogando em um abismo de assassinato e prostituição.

O filme tem camadas diversas, abre com tiros, perseguições e explosões, depois se centra na paixão de Anna e Guido e em seguida tem uma quebra no momento em que Anna engravida e foge para Roma. Toda essa trama é narrada com Direção eficiente de Carnimeo, com belas sequências como a da noite em que os amantes se entregam pela primeira vez, as cenas da Boate, o assassinato na cabine telefônica entre muitas outras. A interpretação de Fenech é acima da média, mostrando seu grande talento dramático, sem esquecer de se desnudar em cena, para alegria de sua legião de fãs. Embora não pareça, o filme tem uma estrutura de Tragédia, com suas reviravoltas que conduzem ao final emocionante. A trilha sonora de LUCIANO MICHELINI, o mesmo de A Ilha dos Homens Peixe, é belíssima e inclui um samba estilizado que toca na cena em que Anna e Guido entram pela primeira vez na Boate. Adoro essas trilhas desses italianos talentosos, adoro mesmo, além das trilhas dos filmes Hardcore dos anos 70, sou fascinado por elas e, claro, seus filmes.

Vale muito a pena descobrir esses filmes. Carnimeo é um ótimo Diretor, muito talentoso mesmo. A grande surpresa mesmo foi a atuação de Fenech, antológica. O Melodrama aparece no filme com tintas fortes mas nada que prejudique o resultado final. Essas tramas de amores bandidos, obsessões e culpa são maravilhosas. Grande filme     esse de Giuliano Carnimeo, também conhecido como: SECRETS OF A CALL GIRL e ANNA THE PLEASURE THE TORMENT. A minha cópia é com o áudio em italiano com legendas em inglês, a mais recomendada pois esse filme dublado em inglês deve ser terrível, não funciona, tem que ser em italiano mesmo...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...