04/03/2011

IL PROFUMO DELLA SIGNORA IN NERO: Um Giallo soberbo de Francesco Barilli


O Giallo realmente é o Subgênero mais italiano do Horror Cinematográfico. A enorme produção desses filmes na Itália  nos anos 60, 70 e ainda nos 80 faz com que muitos desses filmes sejam descobertos como filmes de extrema qualidade artística somente nos últimos anos com a restauração e o lançamento desses títulos em DVD. Devido a ousadia de seus diretores muitos desses filmes tiveram cortes para adequar a censura de cada país onde eram lançados, mas agora, finalmente temos acesso as versões completas dessas obras fascinantes q ainda surpreendem cinéfilos q achavam q já haviam visto de tudo. Nada mais prazeroso para um do q descobrir um filme, ou finalmente achar um título q há anos ouvia falar dele mas nunca havia tido acesso a uma cópia decente  para minha coleção.

Finalmente essa semana pude encontrar um Giallo q só conhecia de nome, através de Blogs com resenhas sobre ele, a maioria estrangeiros, principalmente Blogs italianos de Cinema de Gênero. O filme: IL PROFUMO DELLA SIGNORA IN NERO, 1974, dirigido por FRANCESCO BARILLI. O filme é estrelado pela carismática: MIMSY FARMER, no papel de uma mulher perturbada pelos fantasmas de seu passado ligados a sexualidade e a morte. Esse tipo de personagem é comum em muitos  filmes Gialli como: All the Colors of the Dark, Lizard in a Woman’s Skin, The Case of the Bloody Iris entre outros. A personagem de Farmer vive seu pesadelo de alucinações e fantasias reprimidas  em belas cenas de interiores, ricamente fotografados e sublinhados por uma trila-sonora excelente q serve como narradora dos movimentos e olhares dessa mulher sempre diante do abismo e seu percurso q vai culminar no final absolutamente perturbador do filme.

A atmosfera densa e onírica do filme ainda ganha ares fantasmagóricos quando um dos personagens narra suas experiências na áfrica onde testemunhou rituais macabros e manifestações espirituais demoníacas. Fugindo da tradição do Giallo mais popular, com o assassino de luvas pretas, o investigador e os crimes violentos, IL PROFUMO... vai pelo caminho inverso ao conduzir o espectador através da insanidade de uma mulher  q convive com os fantasmas q retornam de seu passado, sendo esse o principal ponto de vista do espectador. Um filme de grandes qualidades q merece ser descoberto, um pequeno diamante do Cinema Italiano de Gênero q estava escondido e agora merece figurar como Clássico Cult !!!



1 comentários:

Tony Sarkis disse...

Marcelo, realmente este filme é sensacional na sua totalidade e o final do filme foi um dos mais estranhos que eu já vi. mas sem perder sua força, e vale ressaltar a trilha sonora fantástico do Nicola Piovani!! obrigado por compartilhar essas indicações maravilhosas que só vc sabe dar!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...