31/03/2011

I RAGAZZI DEL MASSACRO: Um Drama perturbador de Fernando Di Leo.



Prossigo agora com meus comentários sobre mais um grande filme de FERNANDO DI LEO. I RAGAZZI DEL MASSACRO, 1969. É surpreendente o resultado e a ousadia do Diretor em narrar uma história tão perturbadora para a sua época, embora o tema da delinqüência juvenil seja muito atual, principalmente quando o centro da história é o estupro e a morte de uma professora por seus jovens alunos. O filme é baseado na obra de Giorgio Scarbanenco e é narrado por Di Leo com maestria, grandes interpretações, com destaque para os jovens atores e desdobramentos perturbadores.

Na abertura vemos fragmentos do ato de violência    dos alunos contra a professora, depois vemos o investigador do caso colhendo os depoimentos dos jovens, cada um com suas características, num jogo de mentiras e dissimulação. O interessante é que, aos poucos, fica claro que existe algo maior e mais perturbador do que o ataque em si, negado por todos eles menos por um, que terá desdobramentos trágicos que levam a descobertas que ligam os jovens delinqüentes em um jogo de corrupção e contrabando. Aos poucos máscaras caem e verdades surgem conduzindo a longa e perturbadora sequência que mostra o que realmente aconteceu no dia do ataque     sofrido pela professora, com uma trilha sonora de ruídos e uma câmera implacável, que registra tudo, sem                      piedade.

Mesmo sendo uma  adaptação literária, Di Leo imprime seu estilo a cada cena. Realmente Di Leo sabe como construir sequências finais de forte impacto sem esquecer de brindar o espectador com uma Direção firme, construindo filmes que conseguem um diálogo muito íntimo com o público. A misoginia parece permear sua obra também, sempre em um tom de denúncia, como fica bastante claro em Avere Vent’anne. I RAGAZZI DEL MASSACRO é um Drama sensível, com bons momentos de suspense, grandes atuações e um olhar muito crítico e sem maniqueísmos sobre a sociedade, suas hipocrisias e preconceitos...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...